Vidas ao Vento e os melhores filmes do mestre Hayao Miyazaki

Vidas ao Vento e os melhores filmes do mestre Hayao Miyazaki





Hayao Miyazaki sempre me faz chorar. Pronto, confissão feita. Existe algo muito puro e muito direto em seus filmes que aperta todos os botões certos. São melancólicos, emocionantes, não existe um segundo de gordura. As fantasias de Miyazaki começam e terminam no tempo certo. Ao contrário dos filmes do lado de cá do mundo, ele não segue um padrão, não vai pelos mesmos beats que acostumamos a ver. Existe um outro tempo, um outro ritmo no modo como os japoneses criam cinema – animação em particular – que quebra as “regras” com as quais nosso cérebro aprendeu a lidar. E não há absolutamente nada de errado com um ou outro jeito de filmar. São só escolas diferentes, emoções diferentes. Com os filmes de Miyazaki em particular, a hora em que o nó chega na garganta e o soco atinge o estômago passam longe de qualquer marcação.

E não é diferente com Vidas ao Vento. O filme, lançado ano passado, encerra uma carreira brilhante, marcada por sucessos, inovação e polêmica. Se for mesmo um adeus de um gênio, ele não poderia ter escolhido projeto melhor: um filme biográfico (o que ele nunca fez antes), entrecortado pela matéria prima dos sonhos (o que ele já fez antes) e como eles podem levar a decisões horríveis (definitivamente escolhas erradas fazem parte de sua biografia). Eu conheci o cinema de Miyazaki nos bons e velhos tempos do VHS – não por alguma nostalgia equivocada (nada se compara com filmes com imagem e som perfeitos, como é o caso hoje), mas pelo senso de descoberta ao fuçar no arquivo das videolocadoras. Crianças, o streaming pode até simular a sensação de descobrir algo incrível, mas nada como ter os dedos empoeirados com pilhas e pilhas de fitas de vídeo.

Então, duas dicas. Primeiro, se você nunca assistiu a um filme de Hayao Miyazaki, não perca seu tempo e vá atrás! Segundo, se Vidas as Vento estrear em sua cidade, veja o filme no cinema! Áudio original em japonês, legendas em português, magia na tela. Eu separei meus cinco filmes favorito de Miyazaki, mas é extremamente pessoal: descubra os seus, faça sua lista. Descobrir o legado de um gênio vai te deixar com um sorrisão!

5. Nausicaä do Vale do Vento (1984)


Miyazaki adaptou o mangá que ele escreveu e desenhou (publicado entre 1982 e 1994) em uma saga complexa que nos leva ao futuro da Terra. Depois de uma guerra que arruinou nosso ecossistema, a humanidade reverteu a uma organização social tribal em guerra com a tecnologia remanescente. Nausicaä, princesa do Vale do Vento, tenta entender essa nova ordem e entra em conflito com Tolmekia, um reino que pretende destruir uma floresta de insetos mutantes gigantes – que ela deseja compreender, não obliterar. A animação é brilhante, o texto é denso. Miyazaki condensou as dezesseis primeiras edições do mangá em uma pequena obra prima. Mas vale procurar as edições em papel publicadas no Brasil.

4. Vidas ao Vento (2013)

Afastando-se dos mundos fantásticos que permeiam sua obra, o diretor debruçou-se sobre uma biografia levemente romantizada de Jiro Horikoshi, designer que, nos anos 40, criou o Zero, caça usado pelo Império Japonês durante a Segunda Guerra Mundial. De cara ele joga a pergunta: um homem que realiza seus sonhos é responsável pelas atrocidades que outros fazem com sua criação? Por não condenar Jiro, Miyazaki foi alvo de críticas em sua terra natal – de todos os lados do espectro político e social. Mas este não é o ponto: o que ele faz em Vidas ao Vento é observar a obstinação de um homem em concretizar uma visão. Jiro surge como um personagem demasiado humano (todos fumam, o que é impensável em uma animação ocidental), embora ele não perceba o caminho que sua criação pode tomar. É o sonho tornado pesadelo, o trabalho de uma vida maculado pelo horror da guerra, materializado em um filme de beleza ímpar, sutileza e elegância.

3. Meu Amigo Totoro (1988)


O primeiro filme que vi de Miyazaki ainda tem um lugar especial. Duas meninas mudam-se com seu pai para uma casa perto do hospital onde sua mãe se recupera de uma doença. Elas logo descobrem a presença dos espíritos da floresta (este é um Japão predominantemente rural pós- Segunda Guerra) e se tornam amiga de Totoro, uma criatura pré-Pokemon, com orelhas de coelho e do tamanho de um urso. O filme é de uma delicadeza ímpar, com Miyazaki buscando no folclore de seu país combustível para alimentar uma fantasia infantil que nunca é simplória. Valores como amizade, companheirismo, fraternidade e fé – neste mundo e no outro, que nossos olhos não alcançam – permeiam Meu Amigo Totoro: um filme obrigatório para qualquer pessoa que um dia se permitiu sonhar.

2. Princesa Mononoke (1997)


Miyazaki abraça a fantasia, mas injeta doses cavalares de adrenalina em uma história da época em que homens, monstros e deuses dividiam a Terra. Marcado pela maldição do deus javali que buscava destruir sua terra, o jovem Ashitaka parte em uma jornada para encontrar uma cura. Ele termina, porém, no centro do conflito entre mineradores de ferro e deuses-animais – a eterna luta entre os bastiões do progresso e os que lutam pela preservação dos bens naturais. É do lado dos deuses que se encontra San, a princesa mononoke adotada pelos deuses-lobo, que desperta para sua humanidade adormecida ao conhecer Ashitaka. Miyazaki não entrega a trama de forma linear, resultando na descoberta de camadas que deixam Princesa Mononoke mais rico e mais denso ao caminhar para um desfecho tão inesperado quanto espetacular.

1. A Viagem de Chihiro (2001)

Uma obra-prima irretocável, A Viagem de Chihiro é uma declaração de amor à inocência de uma criança, à riquíssima herança cultural do Japão e aos mundos fantásticos que, quando adultos, tendemos a deixar de lado. A heroína é a própria Chihiro, que aos 10 anos de idade se muda para uma nova cidade com seus pais. Um desvio coloca a família em um reino mágino, que existe no limiar do sonho e realidade. Com seus pais magicamente transformados em porcos (uma metáfora nada sutil e muito eficiente), cabe à Chihiro assumir a responsabilidade em salvar não só a si mesma e a sua família, mas também este novo e frágil mundo. De imaginação e criatividade sem limites, o diretor apresenta tantos personagens incríveis, de bruxas a espectros a um dragão voador de partir o coração, que parece que o filme vai romper as barreiras físicas e explodir em nosso mundo com cores e sensações. A obra-prima de Hayao Miyazaki? Sim, e também um dos melhores filmes da história.

Fonte: http://robertosadovski.blogosfera.uol.com.br/2014/02/27/vidas-ao-vento-e-os-melhores-filmes-do-mestre-hayao-miyazaki/

Naruto Shippuden: Episódio 360

Naruto Shippuden: Episódio 360


One Piece Episódio: 641

One Piece Episódio: 641


Naruto Shippuden: Episódio 359

Naruto Shippuden: Episódio 359

Filme 1 - A grande missão! Salvar a princesa da Neve (Dublado)

Filme 1 - A grande missão! Salvar a princesa da Neve (Dublado)


Naruto O Filme: A Grande Missão! Salvar a Princesa da Neve mostra a missão do Time Kakashi (time 7) no País da Neve para proteger o final da gravação de um filme. E proteger também a vida de uma princesa que foi salva há alguns anos pelo próprio Kakashi.

Naruto 3: A Revolta dos Animais da Ilha da Lua Crescente

Naruto 3: A Revolta dos Animais da Ilha da Lua Crescente


Um príncipe do País da lua está viajando o mundo e precisa ser escoltado de volta pra sua ilha natal por Naruto, Kakashi, Sakura e Lee. O país da Lua parece ser realmente bem rico pois seu Príncipe tende a comprar tudo o que seu coração deseja, durante suas viagens o Príncipe precisa atravessar um grupo de circo que tem como atrativo um raro tigre dentes de sabre que ele simplesmente tem que ter!!! Então ele simplesmente compra o circo todo!
E de repente uma missão para proteger um príncipe arruinado que não escuta nada do que dizem vira uma missão para cuidar de animais e um príncipe que não escuta nada do que dizem, e no final dar um jeito de voltar em segurança para sua terra natal. Ainda por cima surgem três misteriosos ninjas usando jutsus ameaçadores que estavam apenas a espera deles para recepciona-los…


Naruto Filme 02 - O Grande Confronto! As Ruínas Fantasmas nos Confins da Terra

Naruto Filme 02 - O Grande Confronto! As Ruínas Fantasmas nos Confins da Terra


Uzumaki Naruto, Nara Shikamaru e Haruno Sakura estão tentando capturar um Furret chamado Nerugui. Porém quando ao devolvê-lo ao vilarejo, Shikamaru avista fumaça vindo da aldeia e separam-se para investigar. Ao chegar perto da aldeia, um estranho cavaleiro, cujo nome é Temujin ordena um ataque a eles. Shikamaru e Sakura acabam enfrentando os cavaleiros imortais, enquanto Uzumaki Naruto e Temujin se confrontam. Más quando o Rasengan de Naruto e o Raijin Thunder de Tamujin se encontram, ocorre uma explosão e os dois são jogados precipício abaixo. Por Sorte são salvos por um grupo de pessoas nómades, intitulados de Vilarejo Nómade.


Naruto Shippuuden Filme 1: A Morte de Naruto


Naruto Shippuuden Filme 1: A Morte de Naruto


  
A muito tempo atrás demônios tentaram destruir o mundo, mas falharam, mas alguem os libertou, e o objetivo deles e destruir o mundo, mas para salvar o mundo, o demônio precisa ser selado, e a única pessoa que pode fazer isso é Shion.
Logo após ser liberado o exercito “fantasma” liderado pelo demônio ataca a vila dos espíritos, e muitas pessoas dão sua vida para salvar shion, logo em seguida Konoha é informada do caso, então Tsunade manda Naruto, Sakura, Rock Lee e Neji protegerem Shion e leva-la ao lugar certo para poder selar o demônio.
Mas Shion tem a habilidade de prever a “morte” dos quem estão perto de si, e como ela tem essa habilidade, ela conseguiu prever a morte de naruto e contou a ele, mas mesmo ele sabendo que ia morrer, ele não saiu perto de Shion e fez de tudo para salva-la, ou seja, Uzumaki Naruto desafiou a morte.

A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro


A família Ogino está de mudança para uma nova cidade. O casal, Akio e Yuko, está muito empolgado com a viagem. Mas, o mesmo não acontece com sua filha Chihiro, uma garotinha de dez anos que está muito chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. Nas mãos, ela carrega um buquê de flores, o último presente que ganhou antes de ir embora.
Chegando à nova cidade, o pai pega um atalho e a família acaba parando na frente de um imenso prédio vermelho, no qual um túnel infinito boceja como uma boca gigantesca. Atraídos pela curiosidade, os três seguem caminhando através do túnel. Mesmo com muito medo, Chihiro acompanha os pais.
Do outro lado do estranho prédio, os três encontram uma cidade misteriosa e deserta. Depois de andar alguns passos, Akio e Yuko, avistam um suculento banquete e começam a devorá-lo. Chihiro deixa os pais por um instante, para conhecer o local, até que para numa ponte. De repente, aparece Haku, um misterioso jovem que pede a ela para sair dali antes do anoitecer. Ela corre para encontrar seus pais, mas, quando chega perto deles, vê que os dois se transformam em porcos, e fica apavorada.
Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos, monstros e deuses. Para sua sorte, Haku vai ajudá-la. Ele ensina a Chihiro o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba, a dona da casa de banhos, e sugere que ela peça para trabalhar na mesma. No caminho, ela conhece Kamaji e Lin. Os dois, assim como Haku, ajudam-na a se acostumar com esse mundo.
A feiticeira revela que todos os humanos que entram em seus domínios são transformados em animais, antes de serem devorados. Aqueles que não têm o triste destino precisam provar seu valor no trabalho, ou são condenados à morte. Sem alternativa, a menina faz um trato com Yubaba para trabalhar na casa de banhos, renunciando à sua humanidade e mudando de nome, que passa a ser Sen.
Enquanto trabalha, Chihiro terá que descobrir uma maneira de encontrar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre.

Super Onze O Filme Dublado:'A Força Final a Equipe Ogro Ataca HD

Super Onze O Filme Dublado:'A Força Final a Equipe Ogro Ataca...

Naruto Shippuden: Episódio 358

Naruto Shippuden: Episódio 358


Naruto Shippuden: Episódio 357

Naruto Shippuden: Episódio 357

Naruto Shippuden: Episódio 356

Naruto Shippuden: Episódio 356

Naruto Shippuden: Episódio 355

Naruto Shippuden: Episódio 355


Naruto Shippuden: Episódio 354

Naruto Shippuden: Episódio 354

 

Naruto Shippuden: Episódio 353

Naruto Shippuden: Episódio 353


Naruto Shippuden: Episódio 352

Naruto Shippuden: Episódio 352


Naruto Shippuden: Episódio 351

Naruto Shippuden: Episódio 351

Naruto Shippuden: Episódio 350

Naruto Shippuden: Episódio 350


Naruto Shippuden: Episódio 349

Naruto Shippuden: Episódio 349


One Piece Episódio: 640

One Piece Episódio: 640

One Piece Episódio: 639

One Piece Episódio: 639


One Piece Episódio: 638

One Piece Episódio: 638


One Piece Episódio: 637

One Piece Episódio: 637
 

One Piece Episódio: 636

One Piece Episódio: 636

One Piece Episódio: 635

One Piece Episódio: 635 


One Piece Episódio: 634

One Piece Episódio: 634 


One Piece Episódio: 633

One Piece Episódio: 633


One Piece Episódio: 632

One Piece Episódio: 632


One Piece Episódio: 631

One Piece Episódio: 631


Tecnologia do Blogger.